jogos mortais x poster critica filme

Quem não lembra, ou nunca esquece, das cenas icônicas da franquia Jogos Mortais? Se você lembrou automaticamente da piscina de seringas, nós estamos dividindo o mesmo neurônio. Na era da ressurreição das franquias que insistem em fazer não três, mas quatro, cinco, seis ou ONZE filmes (aquela saga lá feita pra hétero), Jogos Mortais ressurge com novos joguinhos pra brincar com a genialidade e com seu estômago. Mas será que o bonequinho ainda sabe brincar? É o que veremos no longa que promete ser o melhor da saga, mas não o melhor filme do ano pois estamos falando de uma saga pro sofá, então com certeza seu pai ou sua mãe vão amar. 

Sinopse

Esperando por uma cura milagrosa, o adoecido John Kramer viaja para o México para um procedimento médico arriscado e experimental. Mas ao chegar no destino, se depara com um ambiente macabro, e descobre que toda a operação é uma farsa para enganar pessoas já vulneráveis. Agora armado com um novo propósito, o infame serial killer usa armadilhas insanas e engenhosas para virar o jogo contra os vigaristas, relembrando o motivo de ser conhecido como o terrível vilão Jigsaw.

Um roteiro não tão inovador, mas interessante 

Jogos Mortais X traz agora um ritmo mais lento para a narrativa, tentando contar a história sem pressa e focando nos detalhes que dão a motivação necessária para o desenrolar dos acontecimentos. Em alguns momentos a história até parece bem interessante e realmente te prende e gera uma certa ansiedade, prometendo muito mas entregando algo abaixo das expectativas. 

Foto: Divulgação / Paris Filmes

Acredito que este seja um problema comum dos filmes de franquia, que em algum momento se perdem ao tentar trazer novas histórias, até porque trabalham muito com a superação daquilo que o público espera. No geral, o novo capítulo da saga precisa melhorar muito e sair da sua própria fórmula, explorando talvez a história dos personagens ou trazendo algo mais robusto para a tela dos cinemas. 

No elenco, quem entrega é Synnøve 

Jogos Mortais X: será que o legado de Jigsaw está salvo com o novo filme da franquia? {Crítica}
Foto: Divulgação / Paris Filmes

A volta de Tobin Bell (JigSaw), o rosto e já identidade da franquia, torna-se bastante acomodada como papel principal. Tobin é um excelente ator e disso não temos dúvidas, mas seu papel no longa parece já cansado e monótono. Talvez a franquia já queira passar isso visando um fim adequado para o personagem. O que impressiona é a fraqueza, cansaço e falta de disposição que o ator nos transpassa. 

Além de Shawnee Smith, que interpreta a perturbadora Amanda Young, nós temos um destaque grande para a atuação de Synnøve Macody Lund, atriz norueguesa que integrou muito bem o elenco do longa no papel da Dra. Cecilia Pederson. Synnøve entrega um personagem potente para a história, trazendo um confronto de impacto com JigSaw. 

Um clímax bastante satisfatório

Jogos Mortais X: será que o legado de Jigsaw está salvo com o novo filme da franquia? {Crítica}
Foto: Divulgação / Paris Filmes

Mesmo com seu ritmo um pouco mais contido, Jogos Mortais X nos entrega uma boa virada de chave nos acontecimentos, enaltecendo ainda mais a genialidade de JigSaw ao elaborar jogos que fazem um caminho complexo e sempre entregam um começo, meio e fim. Em alguns momentos, surgem dúvidas sobre o que acontecerá a seguir de cada jogo e qual a jornada de cada personagem, mas o longa responde muito bem a essas perguntas do espectador e não decepciona em sua narrativa.

As armadilhas decepcionam um pouco (juro)

Foto: Divulgação / Paris Filmes

Infelizmente a gente sempre tem uma decepção ou algo que não dentro do ideal. Os jogos da franquia são sempre o ponto alto de todos os filmes. Sem jogos desafiadores, icônicos e marcantes, não existe Jogos Mortais. Desta vez, o X da questão foi ter feito jogos talvez menos elaborados? menos sangrentos? menos agonizantes? Não sei se o problema foi a quantidade de jogos e personagens também, mas para quem acompanha a saga há muitos anos, vai notar uma certa mudança neste ponto e sentir falta de impactar-se com a produção. 

Jogos Mortais X é bom e não é — talvez a franquia já deu o que tinha que dar

Podemos até considerar este como o melhor filme da franquia até agora, mas acredito que seria exagero pois, talvez, o longa não tenha superado as marcas que os filmes anteriores deixaram. O fato é que já estamos um pouquinho cansados e nem tanto surpresos com continuações de franquias que nem imaginávamos que iriam voltar para as telas do cinema. Este sentimento acaba interferindo um pouco na experiência que temos e, acredito eu, será um fator decisivo para sua opinião para Jogos Mortais X. Depois quero saber o que achou e ter um termômetro seja para mais (foi bom até, gostei) ou para menos (não aguento mais, vem meteoro!). 

Confira o trailer oficial de Jogos Mortais X (2023) que estreia nesta quinta-feira, 28 de Setembro, nos cinemas do Brasil.


Aproveita e me segue no Instagram.

Escrito por

Alison Henrique

Publicitário, Empresário, Dançarino, Cantor, Estudante de Filosofia e, claro, APAIXONADO por Cinema, Arte, Música e Livros. Crítico de Cinema aqui no {Des}Construindo o Verbo com muito sentimento, emoção e boas reflexões pra gente mergulhar nas obras do cinema contemporâneo. Seja Ficção, Drama, Romance, DC, Marvel, Ficção Científica, Bom, Ruim, Médio ou Péssimo. A gente sempre vai se encontrar por aqui pra discutir um pouco sobre tudo. Instagram: @alisonxhenrique.