Kung Fu Panda marcou gerações ao nos presentear com um Panda autêntico e cheio de personalidade, que se superou em cada um dos desafios e deixou lições inesquecíveis. Pasme, mas a franquia começou lá em 2008, lançando seu primeiro filme e conquistando com corações com um carisma único de Po. Desde então, é impossível não acompanhar uma saga viciante e feita para toda a família — até cachorro e papagaio. E mais uma vez, não prometendo nada, entregou um capítulo novinho, cheio de aventura, diversão e ainda mais emoção. Kung Fu Panda 4 chega aos cinemas nesta quinta-feira, 21 de março, e eu vou te falar alguns detalhes e sentimentos sobre o longa.

Sinopse

Depois de três aventuras arriscando sua própria vida para derrotar os mais poderosos vilões, Po, o Grande Dragão Guerreiro( Jack Black) é escolhido para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz. A escolha em si já problemática ao colocar o mestre de kung fu mais improvável do mundo em um cargo como esse e além disso, ele precisa encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro antes de assumir a honrada posição e a pessoa certa parece ser Zhen (Awkwafina) uma raposa com muitas habilidades, mas que não gosta muito da ideia de ser treinada. Como se os desafios já não fossem o bastante, a Camaleoa (Viola Davis), uma feiticeira perversa, tenta trazer de volta todos os vilões derrotados por Po do reino espiritual.

Leve, divertido e um ritmo perfeito

As grande motivações são o combustível ideal para uma boa animação, principalmente no início de uma história. Kung Fu Panda 4 escolhe o caminho certo, sem inovar mas também sem errar. A narrativa caminha quase que por conta própria e conseguimos acompanhar de forma leve e sempre bem humorada. Aliás, o bom humor é o que não pode faltar neste longa. Po, mais do que nunca, nos agracia com seu jeitinho único. Ao lado de Zhen e com a companhia do Sr. Ping e de Li Shan, temos momentos hilários com piadas sensacionais e outros personagens que compõem as cenas de uma forma ainda mais engraçada.

Somos ainda impactados com cenários maravilhosos, com muitos detalhes envolvidos tanto nas paisagens quanto no reino ou palácio mostrado na animação. O que mais me chamou a atenção, talvez, foi o conceito e estética dos ambientes da vilã do filme, que são um show de bom gosto à parte.

Algo que torna o longa ainda mais divertido, é a construção de Po como Líder Espiritual do Vale da Paz. Primeiro, Po tem uma missão de se tornar um Dragão Guerreiro com sua personalidade única e maravilhosa. Agora, seu caminho é se tornar alguém sábio e capaz de manter equilíbrio. Sua falta de contexto, prática e aleatoriedade são um prato cheio para proporcionar um bom entretenimento.

Uma vilã à altura de grandes provações

Trazendo emoção, um pouquinho de medo, muito poder e presença ao longa, a Camaleoa foi disparado um dos melhores vilãs da franquia. Seu tempo na tela nos deixa vidrados em sua persuasão e sua maldade. O trabalho de dublagem de Taís Araújo conferiu uma voz bastante mística, autoritária e potente à personagem, o que de fato deixou a Camaleoa ainda mais poderosa no longa. Não à toa, temos na versão original do longa a voz de Viola Davis interpretando a personagem.

O que dá um show à parte também são os inúmeros vilões, bandidos, mercenários e infratores da lei que marcam presença importante no longa, trazendo um destaque vertical extremamente engraçado e bem encaixado no longa.

Se você espera complexidade de Kung Fu Panda 4, deixe a expectativa em casa

Nem forte, nem fraco. Na medida certa para se divertir e ganhar novas e boas memórias. Kung Fu Panda 4 foi criado não com intuito de ser grandioso e inovador. Seu papel aqui é trazer uma boa história — que aliás, é muito bem construída — pra gente matar a saudade do Po e embarcar em uma nova aventura de uma franquia nunca decepcionou, evoluiu muito bem e agora trilha caminhos futuros ainda incertos. Mas a certeza é sempre a diversão com uma pitadinha de ensinamento e emoção.

Confira abaixo o trailer oficial de Kung Fu Panda 4 (2024), que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (21).

Escrito por

Alison Henrique

Publicitário, Empresário, Dançarino, Cantor, Estudante de Filosofia e, claro, APAIXONADO por Cinema, Arte, Música e Livros. Crítico de Cinema aqui no {Des}Construindo o Verbo com muito sentimento, emoção e boas reflexões pra gente mergulhar nas obras do cinema contemporâneo. Seja Ficção, Drama, Romance, DC, Marvel, Ficção Científica, Bom, Ruim, Médio ou Péssimo. A gente sempre vai se encontrar por aqui pra discutir um pouco sobre tudo. Instagram: @alisonxhenrique.