Filmes de terror traumatizantes são uma experiência única. Eu mesmo lembro com detalhes dos filmes de terror vistos na adolescência que me lembro até hoje. O terror bizarro forma caráter. Mas forma traumas cinematográficos que, ao fecharmos os olhos para dormir, eles aparecem para nos lembrar do que vimos. Creio que este seja o caso de O Mal Que Nos Habita, um terror argentino que veio nos trazer não só um terror macabro e estrangeiro, como uma das apostas para um dos melhores filmes do gênero de 2024. Se você gosta de um bom terror e quer se aventurar no gore e tensão, este é um prato cheio para você saborear. 

Sinopse

‘O Mal que Nos Habita’ mostra dois irmãos que moram em um sítio isolado no meio da Argentina. Eles ouvem barulhos estranhos no meio da noite e saem tentando descobrir o que está acontecendo. No caminho, eles encontram um corpo mutilado e itens que apontam que a vítima estava em busca de um demônio para eliminá-lo.

É tenso, forte e desesperador 

Tensão é o ponto crucial deste longa e condutor principal de toda a narrativa, que te deixa envolvido com a história, despertando e atiçando nossa curiosidade a cada acontecimento de toda a trama. Junto às cenas fortíssimas, temos um desconforto muito grande e até mesmo um certo desespero tanto por algumas cenas, quanto por tentar decifrar o desenrolar da história ou pelo andamento das situações. O Mal Que Nos Habita usa com maestria todos os elementos que tornam um terror atrativo e tenebroso. 

O Mal Que Nos Habita: Terror bizarro cheio de tensão {Crítica}

Um gore de qualidade e muito bem executado 

Um bom gore precisa cumprir o seu propósito de enojar e causar repulsa. Sim, você precisa estar preparado para muitas cenas de gore, ou seja, horripilantes, nojentas, desconfortantes, intragáveis, asquerosas etc. A produção das cenas é algo impressionante, desde todos os detalhes visualmente incríveis até mesmo a execução das cenas que ficaram muito reais e traumáticas. Os efeitos de enfermidade, as mortes exageradas, os restos mortais das pessoas, pus, infecções e outros pontos. Isso é o que te espera para gerar as cenas mais lindas de um bom trauma para sua cabeça.                                                                                                                                                              

Uma história nada inocente — ela sabe para aonde vai 

Eu acho incrível como o longa tem o poder de contar uma história sem pressa, com inúmeros elementos e personagens e sem nenhum ponto sem nó. Inclusive, sem detalhes previsíveis. O Mal Que Nos Habita caminha com calma por todos os elementos da narrativa, trazendo para nós, detalhes importantes para todo o conjunto. O longa se preocupa em deixar a narrativa o mais completa possível. Carrega seus elementos para fazer um encontro surreal da narrativa com o clímax de modo espetacular. 

O Mal Que Nos Habita: Terror bizarro cheio de tensão {Crítica}

Um longa próspero e digno de continuação 

Se você, assim como eu, gosta e valoriza um bom filme de terror para enaltecer e colocar na listinha de traumas cinematográficos, O Mal Que Nos Habita pode virar o queridinho de uma franquia que mal começou, e já renderá um razoável sucesso em sua estreia nos cinemas. Com uma história que te prende do começo ao fim, personagens icônicos e uma produção bem feita. Aproveite para presenciar um longa desconfortante, mas primoroso. 

Confira abaixo o trailer de O Mal Que Nos Habita (2024), que estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024.

Escrito por

Alison Henrique

Publicitário, Empresário, Dançarino, Cantor, Estudante de Filosofia e, claro, APAIXONADO por Cinema, Arte, Música e Livros. Crítico de Cinema aqui no {Des}Construindo o Verbo com muito sentimento, emoção e boas reflexões pra gente mergulhar nas obras do cinema contemporâneo. Seja Ficção, Drama, Romance, DC, Marvel, Ficção Científica, Bom, Ruim, Médio ou Péssimo. A gente sempre vai se encontrar por aqui pra discutir um pouco sobre tudo. Instagram: @alisonxhenrique.