Site icon {Des} Construindo o Verbo por Erick Sant Ana

Como economizar na hora de comprar livros

comprar livros

Nessa vida de leitor um dos grandes problemas que enfrentei foi a compulsão em comprar livros, vivia estourando os meus cartões de crédito, pois ficava louco com o tanto de promoções que as livrarias online lançavam. Felizmente,  graças há alguns hábitos que criei tomei jeito e não tenho mais esse problema,

Como sou uma pessoa iluminada, decidi passar te ensinar esses hábitos com essas 7 dicas bem simples para você economizar na hora de comprar livros e que com bastante força de vontade e disciplina você com certeza conseguirá seguir.

Tenha um orçamento mensal

A primeira coisa a se fazer é estabelecer antes de começar a comprar livros loucamente e acabar com as suas economias é ter um orçamento mensal para você gastar com livros.

Esse valor precisa ser coerente com as suas outras despesas e você precisa segui-lo a risca.

Caso em um mês tenha aquela promoção imperdível e você precise gastar mais do que o seu orçamento, diminua aquele valor a mais no orçamento no mês seguinte e se você gastar menos do que o planejado em um mês, aumente esse valor no próximo mês. Fácil, né?

Por que não comprar livros usados?

Caso você não se importe se o livro é novo ou usado, uma boa dica é apostar em sebos, aqueles espaços onde se vendem ou trocam livros usados. Elas são bastante comuns em cidades grandes, mas caso na cidade não tenha, há também as sebos virtuais como o Estante Virtual ou até mesmo em grupos do Facebook e sites de desapego como o Enjoei. Como os livros são usados, o preço deles acaba sendo muito mais em conta e assim já é uma ótima forma de você economizar. Agora, caso você seja o tipo de pessoa que se importa com a aparência do livro, se pergunte: “é mais importante a “beleza” da edição ou a história dele?

Ponha a mão na consciência e reflita

Você realmente precisa comprar esse livro nesse exato momento?

Não dá para esperar mais um pouco?

Não dá pra pegar emprestado de algum amigo?

Essas são algumas perguntas que você deve se fazer antes de comprar um livro.

Fique de olho em promoções

Sites online como: o Submarino, Americanas ou Amazon vivem fazendo ofertas relâmpagos, então uma dica é sempre ficar acompanhando para ver se aquele livro que você tá querendo, não baixa de preço. Aliás, uma outra dica é fazer uma lista com seus livros desejados, para você já saber o que tem que procurar e não ficar tentado com outras promoções.

Se desfaça de livros

Sabe a técnica da Mary Kondo de desapego? Aplique aos livros que tem na sua estante. Com certeza aí na sua coleção têm aquele volume que você não irá ler mais, ou aquele que você comprou por impulso e não têm mais interesse nenhum em relê-lo. Por que não vender ou trocá-los?

Use cupons de desconto

Quem não gosta de um descontinho na hora de comprar livros? Atualmente existem diversos sites de cupom de desconto pela internet afora e um deles é o Cupom Valido. Ele possui mais de 400 lojas parceiras de diversos segmentos, inclusive livrarias. Então, se você quer economizar, antes de comprar aquele livro desejado ou qualquer outra coisa online, dá uma passadinha lá.

Por que não investir em um e-reader?

Os e-readers tão ganhando cada vez mais popularidade entre os leitores. Isso porque, além de práticos, eles também são muito econômicos. É possível encontrar versões digitais de livros a preços super baratos, além disso você pode assinar o Kindle Unlimeted, uma espécie de Netflix de livros, onde você paga uma mensalidade e pode ler quantos livros quiser do catálogo.

Gostou das dicas? Se você tem mais alguma compartilha com a gente ai nos comentários.

 

Sair da versão mobile