Afogar o Aquaman é para poucos, mas a DC sempre se supera e consegue, aos poucos, acabar com a nossa imaginação de heróis em suas produções. O mais decepcionante é presenciar o Aquaman com uma skin de motoqueiro roqueiro que bebe cerveja o dia todo e exala virilidade em cada palavra. Realmente uma grande personalidade para um personagem icônico. Como inovam. Meus olhos chegam a arder. Mas se você pensa em presenciar este novo capítulo do Aquaman nos cinemas, acredito que corre o risco de gostar (pasme). Após o sucesso do primeiro filme em 2018, que arrecadou cerca de US$1,15 bilhão nas bilheterias mundiais, Aquaman volta para as telonas para dar continuidade da história deste herói um pouco sem carisma e essência, mas que tenta nadar um pouquinho mais pra tentar nos impressionar. 

Sinopse

No segundo filme da saga, um antigo poder é libertado e o herói Aquaman precisa fazer um perigoso acordo com um aliado improvável para proteger Atlântida e o mundo de uma devastação irreversível.

Um desenvolvimento confuso, mas que consegue prender

Já começamos com uma introdução quase sem contexto e fora de ordem. Mas o que é cinema sem quebrar as expectativas, penso eu. Está tudo bem. Mas a partir do momento que temos a grande motivação do filme e da história dando lugar a momentos que tentam ser emotivos e dramáticos (pois foram mal feitos), temos muita coisa que não se encaixa. 

O ritmo de Aquaman 2 é surpreendentemente confuso, fora de ordem, de contexto e em alguns momentos até confuso. Mesmo errando ao tentar entregar uma obra que entretém, o longa consegue te prender nos acontecimentos (que são muitos, já aviso) e dar um entretenimento gostosinho em suas 2h de duração. 

Entre idas e vindas, temos Aquaman e sua turminha entregando muita ação, drama, boas piadinhas e humor de tiozão, além de cenas intensas de confrontos e lutas que parecem não mais terminar. Sério, uma hora eu pensei que iria dar continuidade a um terceiro filme de tantos acontecimentos neste segundo longa. Mas é isso o que a gente gosta, filme não tão curto nem longo demais e que te deixa imerso sem pensar nos seus defeitos. 

Os efeitos de centavos mas ação de milhões 

O que é a DC se não seus efeitos hora mal acabados, hora mal feitos, hora mal planejados ou sem aquele “tcham” na hora de brilhar os olhos. Com defeitos em seus efeitos, o filme compensa e entrega muito em suas cenas de ação. Sério, temos muita pancadaria no fundo do mar, mostrando que sim, sereias também caem na porrada. Mas sem brincadeira, temos um prato cheio de brigas, reviravoltas, vilão contra mocinho, mocinho contra vilão, irmão contra irmão e grandes confrontos que marcam este longa.

Um elenco incrível para um roteiro morno

O que falar de Jason Momoa? Um ator incrível e talentoso. Nosso eterno Khal Drogo. Com um personagem beirando a virilidade forçada e um humor de tiozão motoqueiro que ama cerveja e hambúrguer, temos um herói que não vê a hora de se aposentar pra viver mais na terra do que no mar. 

Com um elenco que traz Amber Heard (Mera), Patrick Wilson (Orm), Nicole Kidman (Atlanna), Indya Moore (Karshon), Yahya Abdul-Mateen II (Arraia Negra) entre outros, temos personagens que poderiam ser um pouquinho melhores para um elenco de grande excelência como este. 

Yahya Abdul-Mateen II, que interpreta nosso vilão Arraia Negra, entrega um vilão ainda muito engessado, quase que um 50 Cent das profundezas do mar (tenho local de fala, dá licença). Mas isso acaba por mostrar um vilão cheio de orgulho e que nunca se mostra vulnerável. 

Dá para rir, descontrair e não se decepcionar 

Embora tenhamos uma produção não tão fantástica, fenomenal, impressionante ou arrebatadora, Aquaman 2 no fim das contas cumpre seu papel no cinema de entreter e até mesmo divertir o espectador com uma história leve, descontraída, cheia de ação, drama, humor e um elenco grandioso. Apesar dos pesares, temos mais que comemorar este encerramento da DC que não se saiu muito bem nos filmes anteriores, que entregou muito arroz e feijão e trouxe uma reviravolta com Besouro Azul. No fim, sempre dá pra assistir. Constrói caráter e dá pra criticar com propriedade. 

Confira abaixo o trailer de Aquaman 2: O Reino Perdido (2023), que estreia nos cinemas nesta quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023.

Aproveita e me segue no Instagram.

Escrito por

Alison Henrique

Publicitário, Empresário, Dançarino, Cantor, Estudante de Filosofia e, claro, APAIXONADO por Cinema, Arte, Música e Livros. Crítico de Cinema aqui no {Des}Construindo o Verbo com muito sentimento, emoção e boas reflexões pra gente mergulhar nas obras do cinema contemporâneo. Seja Ficção, Drama, Romance, DC, Marvel, Ficção Científica, Bom, Ruim, Médio ou Péssimo. A gente sempre vai se encontrar por aqui pra discutir um pouco sobre tudo. Instagram: @alisonxhenrique.