"Deveria ter o dia da consciência humana, afinal somos todos da raça humana."
Nossas características foram transformadas em elementos de separação social. Fazendo com que pessoas tenham privilégios sociais em decorrência de outras. E o nome disso vocês já sabem: racismo.
Quem inventou essa separação?
A branquitude
Quem se privilegia desse sistema?
A branquitude
Quem deveria ser o principal agende tranformador para acabar com essa separação?
A branquitude
Não se sabe ao certo quando esse conceito de raça surgiu, mas lá nos século XVI acreditava-se que os povos de origem européia eram mais inteligentes e tinham mais chances de prosperar do que povos de outras origens.
E aí chegamos ao Brasil Depois de 300 anos de escravidão, em 1888, a Princesa Isabel decretou a Abolição da Escravatura e todos viveram felizes para sempre. Só que não!
A população negra foi “liberta”, mas: Foi dada alguma ajuda financeira? Direito a moradia? Emprego com remuneração digna?
Nossa, mas ai vocês já tão querendo demais. Eu dou a mão, vocês já querem o pé.
Sem emprego e lugar pra onde ir, a população negra começa a ir para locais onde ninguém queria ir, como, por exemplo: os morros. É aí que nascem as favelas.
Ali pelo século XIX depois que a branquitude já tinha escravizado e assassinado povos não brancos. Esses grupos começaram a querer reparação histórica e em consequência começam os papos de: "somos todos iguais".
56% da população Se autodeclara preta ou parda. Seguindo pela lógica, não era pra vermos pessoas negras sendo maioria em todos os espaços?
4,7% dos lideres das 500 maiores empresas do país são ocupados por negros 66,7% fazem parte Sistema Carcerário 75% São vítimas de morte em ações policiais 64% dos desempregados 66% em sub empregos Fonte: Ethus | IBGE