Qual papel da branquitude na luta contra o racismo?

Consciência Negra

Na primeira parte desse post falamos um pouco sobre como conceito de raça surgiu e porque não somos todos iguais. Agora vamos falar sobre qual o seu papel, pessoa branca, nessa luta.

1 - Entender  o racismo Racismo não é só ofender diretamente uma pessoa negra.Ele está raizado na nossa sociedade,é a base da nossa sociedade. É o tal do racismo estrutural. Quando você entende isso é mais fácil combatê-lo.

2. Entender que o racismo te garante privilégios:  Ter privilégios não quer dizer que sua vida foi fácil, que você não passou nenhum perrengue, mas que nenhum deles tem relação com a cor da sua pele.

3. Se questione: Quantas pessoas negras você tem no seu círculo de amigos próximos? Há pessoas negras nos lugares que você frequenta? Você já tem ou já teve alguma pessoa negra como referência?

4 - Escute e tente se colocar no lugar de pessoas negras: Uma pessoa negra tem vivências diferentes da sua, muitas vezes a dor dela não fará muito sentido pra você. Mas isso não significa que não é real.

5- Estude: Pessoas negras não são enciclopedias de racismo. Seus ancestrais inventaram isso, então estude tanto sobre a história da branquitude, escravidão, os danos que o racismo causam na sociedade.

6- Vá além do #BlackLivesMatter:  Vá a protestos, dissemine informações, fale sobre o racismo.  Se são vocês brancos que perpetuam o racismo, é importante que você esteja neste debate.

É sempre bom lembrar que: Proganismo é diferente de Local de Fala

Sublinhado rabiscado 2

Protagonismo: Lembre-se que embora você seja peça chave dessa luta, os protagonistas ainda são os negros.

Local de fala: Não significa que você não pode falar sobre o racismo, É entender que o seu lugar de fala é uma pessoa branca e é diferente do local de fala de uma pessoa negra que vivencia o racismo

LEIA TAMBÉM

Seta pontilhada branca
Seta pontilhada branca
Instagram

Me siga em: