“Dead Boy Detectives”, a nova série da Netflix que se passa no mesmo universo de Sandman, finalmente estreou e para aproveitar, trouxemos algumas curiosidades sobre os personagens.
Leia Também: “Goosebumps”: Disney+ apresenta o clássico para uma nova geração
Qual a trama de “Dead Boy Detectives”?
Na história, Edwin Payne (George Rexstrew) e Charles Rowland (Jayden Revri) são “o cérebro” e “a força” por trás da agência Garotos Detetives Mortos. Adolescentes nascidos com décadas de diferença que se encontram apenas na morte, Edwin e Charles são melhores amigos e são também fantasmas que resolvem mistérios. Eles farão de tudo para permanecerem juntos – incluindo escapar de bruxas malignas, do inferno e até mesmo da própria Morte. Com a ajuda de uma clarividente chamada Crystal (Kassius Nelson) e seu amigo Niko (Yuyu Kitamura), eles são capazes de solucionar alguns dos casos paranormais mais misteriosos do reino mortal.
“Dead Boy Detectives” faz parte do universo de “Sandman” ?
Para quem não sabe “Sandman” é baseado em uma história de quadrinhos escrita por Neil Gaiman, publicada pela DC Comics de 1989-1993. A HQ então mudou para Vertigo de 1993 a 2020, antes de retornar ao DC Black Label de 2020 até o presente. As HQ’s que são consideradas a maior obra de Neil Gaiman têm um vasto universo, contendo muitos contos entrelaçados que têm a participação de Sandman. Qualquer reino que os sonhos possam tocar pode entrar em seu alcance e, ao longo do caminho, encontramos seus irmãos: Morte, Destruição, Destino, Deleite/Delírio, Desejo e Desespero. Tudo o que o Sandman não pode tocar, eles certamente podem.
“Dead Boy Detectives” cresce a partir desse terreno fértil, tendo suas raízes em um universo multivariado e trabalhando ao longo de várias décadas por vários autores. Embora esses dois personagens sejam uma parte menor de The Sandman, eles são escritos com a riqueza convincente que Gaiman parece trazer para qualquer coisa que ele queira incluir.
No trailer da série live-action de “Dead Boy Detectives” vemos Kirby Howell-Baptiste, atriz que interpreta a morte em “Sandman”, portanto podemos concluir que sim, as histórias se passam no mesmo universo.
Quem está por trás da produção de “Dead Boy Detectives”
“Dead Boy Detectives” foi adaptada por Steve Yockey que também é criador de “The Flight Attendant”, da Apple TV+. Steve também atua como showrunner da série ao lado de Beth Schwartz, que foi showrunner das últimas temporadas de “Arrow” e é co-showrunner de Sweeth Tooth, também da Netflix.
Greg Berlanti, Yockey, Schwartz, Jeremy Carver, Sarah Schechter, Leigh London Redman e Neil Gaiman são os produtores executivos da série pela Berlanti Productions e Warner Bros. Television.
Qual o envolvimento de Neil Gaiman em “Dead Boy Detectives”?
Embora seja creditado como produtor executivo da série, Neil Gaiman é creditado apenas como criador dos personagens. Ele não esteve envolvido no roteiro ou direção dos episódios.
Quem está no elenco de “Dead Boy Detectives”?
O elenco de “Dead Boy Detectives” traz alguns talentos notáveis para dar vida aos personagens desta série tão aguardada. George Rexstrew, Jayden Revri (conhecido por seu trabalho em “The Lodge”) e Kassius Nelson (vista em “Desventuras em Série”) interpretarão respectivamente Edwin Paine, Charles Rowland e Crystal Palace.
Além desses nomes, o elenco inclui Alexander Calvert (conhecido por sua participação em “Supernatural”) como Thomas, o Rei dos Felinos; Briana Cuoco (reconhecida por seu papel em “The Flight Attendant”) como Jenny, amiga e confidente de Crystal Palace; Jenn Lyon (vista em “Justified”) como Esther, uma bruxa obcecada pela juventude eterna; Yuyu Kitamura (conhecida por seu trabalho em “Mother Tongue”) como Niko, uma estudante que deseja se juntar aos detetives-fantasma; e Ruth Connell (também de “Supernatural”) como a Night Nurse, uma entidade demoníaca que guia o fluxo de almas no além-vida e que a atriz interpretou recentemente em “Patrulha do Destino”.
Primeira aparição
Edwin Payn e Charles Rowland, os protagonistas de “Dead Boy Detectives”, tiveram sua estreia nas páginas da icônica série em quadrinhos “Sandman” de Neil Gaiman.
Além de Gaiman, os artistas Matt Wagner e Malcolm Jones III estiveram por trás da criação dos personagens que apareceram pela primeira vez em 1991, em um mini conto na edição #25 de Sandman, dentro do arco intitulado “Estação das Brumas”.
Suas próprias histórias
A dupla dos Garotos Detetives Mortos ganhou destaque em diversas séries em quadrinhos ao longo dos anos. Em 2001, eles estrelaram uma minissérie de quatro edições intitulada “Sandman Presents: Dead Boy Detectives”, escrita por Ed Brubaker e desenhada por Bryan Talbot. Posteriormente, em 2005, a renomada artista Jill Thompson os levou para um mundo estilizado em mangá com a obra “The Dead Boy Detectives”.
Retorno dos Garotos Mortos
Em 2014, Edwin e Charles retornaram em uma série contínua de histórias em quadrinhos escrita por Toby Litt e Mark Buckingham, com arte de Buckingham e Gary Erskine, a série teve apenas 12 edições
Participação no Universo Sandman
Recentemente, os “Dead Boy Detectives” foram destaque em uma série limitada de seis edições como parte da iniciativa “The Sandman Universe”, com roteiro de Pornsak Pichetshote e arte de Jeff Stokley. Essa série, lançada entre dezembro de 2022 e maio de 2023, aprofundou ainda mais a mitologia e o carisma desses personagens únicos.
Participação dos “Dead Boy Detectives” em “Doom Patrol”
A série da Netflix não será a primeira aparição dos personagens em live-action. Os personagens já apareceram na 3ª temporada da série “Doom Patrol”, sendo interpretados pelos atores Sebastian Croft e Ty Tennant. A princípio “Dead Boy Detectives” seria um spin-off de “Doom Patrol” e integraria o universo da DC Comics na TV, porém segundo o The Hollywood Reporter, os executivos James Gunn e Peter Safran acreditava que a série não se encaixa no universo que eles estão construindo para a DC no cinema e na TV.
A série acabou encontrando seu lar na Netflix, onde será um spin-off do sucesso “Sandman” e não terá nenhuma relação com “Doom Patrol” ou o DCU.