Um clássico da sessão da tarde, um copinho de nescau com leite (você me paga, intolerância à lactose), um biscoito/bolacha recheada e um sofá. Essa era a maior felicidade do mundo dessa criança que aqui vos fala. É assim que a nossa infância deixa marcas na nossa vida que nunca vão se apagar, principalmente quando revivemos clássicos do cinema e da TV que carregam essa nostalgia tão grande — a sensação é única e o gostinho é de saudade. Mansão Mal-Assombrada (2023), o novo longa da Walt Disney Studios, traz justamente o mood sessão da tarde que tanto amamos. Um filme divertido, lindo, envolvente e muito bem construído, além de um elenco extremamente talentoso e impecável. 

Sinopse

A nova adaptação da atração clássica do parque temático da Disney, Mansão Mal-Assombrada (2023), nos traz a história de uma mãe e seu filho que, para livrar sua casa de invasores sobrenaturais, pedem ajuda para uma equipe de especialistas espirituais bastante curiosa. Juntos, eles buscam livrar a casa dos espíritos que a assombram. 

Uma história clássica e muito bem contada 

Foto: Divulgação | Walt Disney Studios

E com todos aqueles clichês que amamos. Pra quem gosta de assistir adivinhando o que vai acontecer, é um prato cheio. Mas sabe aquele clichê que impressiona, comove e nos deixa vidrados na tela? É disso que se trata Mansão Mal-Assombrada. Com um roteiro muito bem elaborado, a história é completa e não deixa pontas soltas, servindo um começo, meio e fim. Às vezes só o que precisamos é de uma história bem contada para dormirmos com a consciência tranquila a noite. Por isso, MMA nos presenteia com uma narrativa gostosa de acompanhar, nada cansativa com seus 122 minutos de duração (2h02) e com aquele sentimento de que poderia ter durado mais. 

É um terror que assusta, ensina e emociona

A pergunta que mais recebi (do meu amigo, que perguntou duas vezes), foi a dúvida se o filme é de terror. Bom, a expressão que mais cabe aqui ou é terror pra rir, ou terror Sessão da Tarde. Mesmo sendo um filme divertido, que empolga, entretém e prende nossa atenção em cenas hilárias, Mansão Mal-Assombrada também é um longa para emocionar e até mesmo surpreender em alguns momentos. 

Foto: Divulgação | Walt Disney Studios

Temos alguns momentos onde a história se aprofunda muito bem no emocional, que aliás, transmite cenas muito lindas e cheias de sensibilidade. Trazendo pautas como o luto, a morte, amor e autoaceitação, MMA constrói muito bem uma narrativa que traz uma imersão principalmente na vida dos personagens, contribuindo para uma obra forte e cheia de significado. Já te digo que é impossível não se emocionar, se identificar ou se sentir abraçado pelo longa. 

Já em outros momentos, temos os momentos que assustam de verdade, onde você se vê dentro do filme através de sensações mistas de desespero, angústia e também medo. Lembrando que a classificação indicativa do filme é a partir dos 13 anos de idade. Acredito que por conta dos momentos um pouco mais “pesados” em que a história se aprofunda demais em elementos temáticos de morte. 

Um elenco lindo, talentoso e cheio de carisma

E cheio de representatividade. É incrível como um elenco pode fazer tanta diferença em uma obra, principalmente o peso que isso tem no resultado final de um longa da Disney. MMA é um acerto do estúdio ao trazer atores e atrizes fenomenais para compor um elenco único, lindo e tão poderoso.

Foto: Divulgação | Walt Disney Studios

A começar por Danny DeVito, que é perfeito e inesquecível. Minha memória de Matilda (1996) foi devidamente desbloqueada e, agora, alimentada com essa atuação de Danny como Professor no longa, que foi divertida, grandiosa e enalteceu ainda mais o talento e trabalho de alguém que marcou nossa infância. 

Foto: Divulgação | Walt Disney Studios

Nosso protagonista, Lakeith Stanfield, que interpreta o personagem Ben na trama, é simplesmente um dos meus atores favoritos da vida. Com trabalhos lindos em Atlanta (2016), Corra! (2017), Judas e o Messias Negro (2021), entre outros; Lakeith foi um acerto e tanto na produção, que trouxe um personagem complexo, profundo e que oferece uma certa seriedade e sobriedade para o longa. 

Chase Dillon é uma revelação e tanto e também um ator impressionante para sua idade (13 anos). Fiquei simplesmente fascinado e apaixonado pela atuação de Chase que interpreta o personagem Travis, um menino tímido, complexo e nada corajoso. É lindo ver Chase entregando alguém tão divertido de acompanhar nas telonas, além de seu talento impressionar e muito. 

Foto: Divulgação | Walt Disney Studios

Outro grande acerto e Tiffany Haddish, que foi simplesmente A MAIOR interpretando a maravilhosa personagem de Harriet. Tiffany entrega carisma, momentos hilários e absurdos, coragem, sensibilidade, força e digo com tranquilidade, um dos personagens mais marcantes do filme. Que lindo ver uma atriz grandiosa como esta no longa. 

Foto: Divulgação | Walt Disney Studios

Outros nomes como Jared Leto (Alistair Crump), Owen Wilson (Kent), Jamie Lee Curtis (Madame Leota), Rosario Dawson (Gabbie) e Winona Ryder (Atriz) compõem esse elenco maravilhoso e tão hipnotizante. Enquanto Owen entrega um personagem que é uma extensão de tantos outros do ator, Jamie aparece grandiosa e, já Rosario, oferece um grande suporte para a história se desenvolver organicamente. Quanto a Jared, sua presença é aterrorizante, assustadora e cheia de impacto. Uma caracterização e tanto para brilhar no longa.  

O longa abraça e deixa o coração quentinho 

Se é esse tipo de filme que te toca, então veio ao lugar certo. Mansão Mal-Assombrada é um pedaço de nostalgia em sua construção, elenco, história e narrativa. É a nossa Sessão da Tarde na tela do Cinema. Se quer embarcar em uma aventura, este é um bom convite para você.

Confira o trailer de Mansão Mal-Assombrada (2023), que estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 27 de julho de 2023.

Escrito por

Alison Henrique

Publicitário, Empresário, Dançarino, Cantor, Estudante de Filosofia e, claro, APAIXONADO por Cinema, Arte, Música e Livros. Crítico de Cinema aqui no {Des}Construindo o Verbo com muito sentimento, emoção e boas reflexões pra gente mergulhar nas obras do cinema contemporâneo. Seja Ficção, Drama, Romance, DC, Marvel, Ficção Científica, Bom, Ruim, Médio ou Péssimo. A gente sempre vai se encontrar por aqui pra discutir um pouco sobre tudo. Instagram: @alisonxhenrique.