abracadabra

É sempre uma experiência prazerosa assistir a filmes que envelheceram como vinho – ou que, após 29 anos, retornam brilhantemente para as telas do cinema (ou para o streaming, claro) –, principalmente quando falamos dos clássicos da Sessão da Tarde com bruxas, magia, gatos falantes e todo o encanto do Halloween. O sentimento é único de ver um clássico gigante da Disney, de 1993, voltar com toda força após três décadas entregando um trabalho excepcional. Abracadabra 2 faz-nos revisitar a infância mas coloca a obra em um novo patamar, eternizando um clássico em nossos corações. 

No novo longa da Disney, as irmãs Sanderson, as mesmas bruxas do primeiro filme de 1993, retornam para mais uma aventura em Salém, sua cidade natal. Invocadas acidentalmente por um par de garotas, Winnie, Sarah e Mary terão que descobrir um meio de sobreviverem na noite de Halloween.

Uma narrativa muito bem amarrada

E com uma conexão fantástica com a história nativa do filme. Se o longa de 1993 é uma viagem no tempo cheia de bruxaria e aventuras, a sequência de 2022 é a dosagem perfeita entre a nostalgia e uma roupagem contemporânea que pode render ainda mais aventuras. Abracadabra 2 é um filme tanto para os amantes da sequência mas não traz empecilhos para quem nunca viu o primeiro filme. Isso, pois o filme trabalha muito bem com os recursos narrativos do primeiro filme, dando forma a um roteiro rico em detalhes e que, inclusive, nos dá uma aula de como contar uma nova história não esquecendo do passado. Além disso, temos alguns detalhes da vida das irmãs Sanderson que nos dão um gostinho de spin-off – Disney, você me deve isso. 

Um humor bem trabalhado e a excelente direção de Anne Fletcher

Além da aventura e diversão de Abracadabra 2 nos proporciona, o longa não decepciona ao entregar um humor inteligente e cheio de referências que arrancam boas risadas. Certamente isso se dá graças também a direção perfeita de Anne Fletcher (A Proposta, 2009) e o roteiro de Jen D’Angelo, que trabalham muito bem a inserção das irmãs Sanderson em pleno século 21, trazendo elementos que contrastam tanto com 1993 quanto com 1693 e este certamente é o ponto mais certeiro como recurso cômico no longa, já que a tecnologia e a vida moderna proporciona uma infinidade de possibilidades para serem trabalhadas. Mas o que ganha espaço mesmo é a genialidade e o carisma gigante do trio de bruxas mais poderoso do mundo – elas entregam sem prometer.

As impecáveis irmãs Sanderson 

É claro que eu não poderia deixar de enaltecer a atuação incrível das eternas irmãs Winifred Sanderson (Bette Midler), Mary Sanderson (Kathy Najimy) e Sarah Sanderson (Sarah Jessica Parker), que, são revividas após quase três décadas pelas mesmas atrizes dos papéis – que inclusive aparecem ainda mais fabulosas e muito à vontade nas cenas, o que nos deixa um quentinho no coração de sentir um amor gigante pelo que fazem. Os figurinos impecáveis, o humor sempre afiado e as personalidades tão únicas das irmãs Sanderson são os detalhes que dão tom e forma para o longa. 

Winifred, Mary e Sarah preenchem as cenas com uma sintonia perfeita. Certo de que temos lendas da indústria nos papéis, mas é lindo ver a interação que as irmãs Sanderson nos mostram em todo o longa, o que mostra um cuidado e dedicação muito grandes na interpretação de personagens além de seu tempo – ou melhor, caindo de paraquedas em 2022 mas presas em 1993, com uma cabecinha de 1693.

Uma nova geração?

O longa nos apresenta um trio de amigas que são a introdução da nova era do longa. Becca (Whitney Peak), Izzy (Belissa Escobedo) e Cassie (Lilia Buckingham) embarcam nesta aventura com as irmãs Sanderson e, pelo que parece, isso pode representar talvez uma nova geração para ascensão o longa e, se não for pedir muito, uma continuação. Mesmo com as esperanças, deixo aqui um enaltecimento para a atuação de Whitney Peak que nos trouxe orgulho ao ser um destaque grande na trama, além de ter um protagonismo merecido junto às irmãs Sanderson. Ela vai ganhar o mundo!

O longa é um espetáculo completo em todos os aspectos

Com efeitos pra lá de especiais e muito bem pensados, diálogos carregados de humor, uma narrativa nada cansativa e personagens cativantes, Abracadabra 2 nos entrega um espetáculo leve e gostoso de assistir. Além disso, o longa deixa o gostinho de querer se uma bruxa com fome de juventude, carisma e cheia de histórias para contar. É um filme a parte, com peculiaridades que fazem-nos apaixonar pela história. Disney, pode entregar a sequência no meu streaming que vou maratonar sempre. 

Me siga no Instagram.

Confira abaixo o trailer oficial de Abracadabra 2 (2022), que estreia no streaming da Disney+ nesta sexta, 30 de Setembro de 2022. Assista agora.

Escrito por

Alison Henrique

Publicitário, Empresário, Dançarino, Cantor, Estudante de Filosofia e, claro, APAIXONADO por Cinema, Arte, Música e Livros. Crítico de Cinema aqui no {Des}Construindo o Verbo com muito sentimento, emoção e boas reflexões pra gente mergulhar nas obras do cinema contemporâneo. Seja Ficção, Drama, Romance, DC, Marvel, Ficção Científica, Bom, Ruim, Médio ou Péssimo. A gente sempre vai se encontrar por aqui pra discutir um pouco sobre tudo. Instagram: @alisonxhenrique.