O luto devasta tudo por onde passa. É absurdo que o tanto que o tememos, como se fosse sempre um passo pra trás de receio e medo, até a negação, sentimento de vazio e um trauma que sempre nos acompanha quando este acontece. É assim, sem pedir licença e sem sentar pra conversar com nosso psicológico, sem dar respostas ou direito a mais perguntas. Para muitos, a relação com o luto é distante, fria, sombria e traumática. Eu sei, é uma pauta sensível que precisa de um processo doloroso até chegar ao entendimento de cada um. É nesse contexto que o longa Tuesday nos presenteia com uma obra muito poderosa, sensível e forte sobre o luto, com uma jornada que transformará nosso olhar sobre algo tão temível.
Sinopse
A difícil jornada de uma mãe e sua filha adolescente ao confrontarem a morte, que se apresenta através de um surpreendente pássaro falante. De forma sensível, o filme busca encontrar resiliência no inesperado.
Inesperado, impactante e comovente em sua mensagem
Tuesday habita caminhos incomuns e entrega uma história interessante, nada clichê e totalmente desalinhado de propostas sobre o tema. No início, pensamos ser uma jornada comum com uma pitadinha de surrealidade, mas Tuesday não se contenta com pouco e não quer entregar apenas combustível para nossas teorias e expectativas, ele quer muito mais. Este é um longa que consegue se superar no drama, no imprevisível e na coragem de confrontar o luto de forma linda e profunda.
Tuesday passa até mesmo pelo bizarro e desconfortável para compôr um enredo instigante, com a tensão presente a todo momento, mas em busca do alívio. É difícil transpor em palavras como este sentimento se dará no longa, mas é de fato algo impressionante que a Diretora Daina O. Pusić, estreante na direção e que também assina o roteiro do longa e consegue entregar um trabalho magnífico.
Sem atuações brilhantes, mas com uma dramaticidade profunda
Temos atuações de impacto, mas que de fato não são brilhantes. Ao mesmo tempo que Lola Petticrew consegue ser o respiro do longa, o ponto de empatia e uma sensibilidade enorme em sua personagem Tuesday, Julia Louis-Dreyfus, que interpreta Zora (mãe de Tuesday), é o maior impacto do longa, conferindo um impacto gigantesco no longa em seu personagem sem empatia, frio, violento e coberto de mentiras.
Quem marca sua presença no longa mesmo é a Morte, representada na figura de um pássaro que carrega o luto em suas asas e assusta por sua aparência suja e olhos que amedrontam e nos deixam desesperados.
É um longa diferente de tudo que já vimos ou do que esperamos
Tuesday não é só um filme sobre luto, é um manifesto de liberdade, humanidade e decência para tratarmos o luto como deve ser tratado — algo que faz parte da vida, da natureza humana.
Este é quase um “A Culpa é das Estrelas”, só que mais surreal e sem maquiagem, trazendo uma leitura muito única, realista e impactante da morte, do luto e da perda. Tuesday é simplesmente um longa único, que explora a genialidade e, claramente, mostra a potência de uma obra que valoriza a criatividade e originalidade na tela do cinema. Que esta seja uma jornada instigante e enriquecedora para todos que se propuserem a embarcar nela.
Confira abaixo o trailer oficial de Tuesday: O Último Abraço, filme que estreia nesta quinta-feira, 31 de julho de 2024 nos cinemas de todo o Brasil.