Idealizada pelo ator e performer Mauricio Lima, Arqueologias do Futuro foi inicialmente planejada para estrear no International Community Arts Festival (ICAF) em Rotterdam, Holanda, em 2020, porém cancelada devido à pandemia.
- O espetáculo de Reinaldo Junior retrata o homem negro como retrato do racismo no século 21, visando romper com os signos da escravidão e sexualização do corpo negro, do estigma do negro violento e de sua marginalizaçãoTransgredir é uma necessidade vital.
A peça também se faz presente como um farol para o público jovem preto, abordando a autoestima do homem preto através da ancestralidade e também do afrofuturismo – dois paralelos que se cruzam no presenteTransgredir é uma necessidade vital.
Na peça, Reinaldo Junior utiliza das várias das linguagens do Boxe e da Luta como forma de se expressar no palco, representando a luta do homem negro na sociedade e também da sua trajetória pessoal, já que começou muito novo nas artes marciais em uma comunidade do Rio de Janeiro