jogos vorazes a cantiga dos passaros e das serpentes poster oficial critica

Definitivamente, esta é a minha saga do coração. Antes de começar, saibam que li todos os livros desta série, e sou apaixonado por todos. Desde o momento que conheci nossa eterna Katniss Everdeen, sua força, genialidade e luta política, fiquei encantado. Sim, Jogos Vorazes, para quem ainda não sabe ou não assistiu (pasmem, muita gente ainda não viu), é sobretudo sobre política. E falando de política, nada mais oportuno que aprofundar a vida do personagem e vilão emblemático da saga, o Presente Snow. É este o propósito do novo filme de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Será que este novo capítulo da saga vai impressionar e nos arrebatar tal qual os filmes anteriores? Será que os jogos ainda estão a salvo com o novo elenco e a roupagem que conta o passado da Capital? Só queria deixar perguntas no ar mesmo, antes de entregar os sentimentos pelo filme, claro, sempre SEM SPOILERS. Importante lembrar pra quem chegou aqui agora (bem-vindo(a)s, amores). 

Sinopse

O novo capítulo da saga Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, se passa sessenta anos antes no passado, trazendo para nós a história do tirânico Presidente Snow antes de chegar ao poder. Coriolanus Snow é um jovem da Capital nascido na grande casa Snow, que anda em ruínas. Na décima edição de Jogos Vorazes, ele se prepara para tentar ser o melhor mentor dos Jogos, mesmo prevendo seu fracasso. É neste momento que ele vê sua sorte mudar ao encontrar com Lucy Gray, tributo feminino do distrito 12, interligando totalmente o destino dos dois. 

Não é um roteiro, é um acontecimento

Para quem leu o livro, é um deleite ver tantos detalhes tomando forma na tela do cinema. Para quem não leu, acredito que ficará ainda sim a experiência do acontecimento, pois o impacto, meus caros, é forte. Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes nos traz um espetáculo de poder, política, rebeldia e afronta. Mas também nos traz um show de amor, inocência, sensibilidade e melodias que invadem nossas emoções. 

Neste novo capítulo da história, o longa caminha muito bem por todos os acontecimentos, com uma maestria surpreendente ao desenrolar tão bem os fatos que ficamos presos e vidrados em cada cena, empolgados para saber o que vem logo depois. 

Um misto de emoções é o que você terá ao assistir este filme. É incrível o trabalho de Francis Lawrence no comando da direção, este que dirigiu três dos quatro filme da saga. Sua maestria em dar vida estética, sonora e interpretativa para os cinemas foi grandiosa. É por isso que Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes nos leva para um novo patamar da saga, que confronta tudo aquilo que entendemos sobre os jogos e traz inúmeras novas perspectivas sobre a luta de poder e resistência. Se você quer questionar, este é seu lugar.

Toda a imponência de Panem em um futuro não muito distante

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes | Fabuloso, envolvente e uma adaptação impecável {Crítica}
Imagem: Divulgação

Temos aqui uma Panem que recém saiu da guerra e ainda luta para se reerguer e restabelecer seu poder frente a todos os distritos. Com uma roupagem de época e uma estética vintage, o filme não deixa de trazer todo o seu futurismo da tecnologia em um cenário em ruínas, afinal, esta é a principal fonte de poder da Capital. Frente a isso, temos a estética imponente presente na estrutura da cidade, nos cenários grandiosos e elegantes e também nos figurinos que carregam a doutrina em sua essência. O que mais impressiona são os cenários científicos, frios e imponentes da temida Dra. Volumnia Gaul. 

Uma trilha sonora impecável, que emociona e impacta

A musicalidade deste longa é um show à parte, e talvez isso faça deste um filme especial e cheio de sentimento. Embaladas pela voz incrível de Rachel Zagler, Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes faz jus ao seu nome e entrega um show à parte em todas as músicas, que trazem letras profundas, cheias de metáforas, seja falando de amores ou da rebelião e resistência que estava mais que viva. 

Viola engole a todos em suas cenas 

E transmite sua autoridade no olhar, nos gestos e em cada expressão. Ela sabe quem é que manda. Todos os elogios são poucos para a interpretação de Viola Davis no personagem de Dra. Volumnia Gaul, uma brilhante cientista e presidente de Panem. É vivida a entrega de Viola em seu papel, sendo uma personagem emblemática e até pior que Snow, que anos mais tarde vira se tornar Presidente em seu lugar. 

Rachel Zagler, se te critiquei não lembro 

Deixo as críticas para Amor, Sublime Amor (2021) e as polêmicas do Twitter. Aqui gostaria de enaltecer o talento de Rachel Zagler como Lucy Gray, uma rebelde que será o legado que Katniss Everdeen irá carregar anos mais tarde. Você tem noção desta responsabilidade? Pois então, se ela entregasse pouco, eu xingaria muito no Twitter (mentira, nem to tuitando mais). Rachel foi impecável em sua personagem, carregava a rebeldia e doçura em doses perfeitas, além da inteligência de Lucy e claro, uma voz que encanta, denuncia, encoraja, emociona e arrebata. Lucy mostra que definitivamente correu para que Katniss pudesse andar. Isso não é sobre comparação, é sobre inspiração. Certamente a atriz usou muito do legado que Jeniffer nos deixou, e fez um trabalho lindíssimo no longa. Mereceu muito seu papel. 

Tom Blyth é hipnotizante

Agora eu preciso falar do homem, ele mesmo, Tom Blyth. Primeiramente que sua caracterização como Coriolanus Snow ficou incrível e muito bem feita e pensada. Na vida real, temos um ator irreconhecível em alguns momentos. Mas o que mais impressiona é a atuação de Tom, que carregou toda a dramaticidade e tensão do longa. Suas expressões profundas e complexas trazem um Snow sempre com fome de poder, mas que deixa escapar sua humanidade no olhar e, principalmente, muito amor. É incrível presenciar a jornada de Snow através da interpretação de Tom, que conseguiu passar principalmente no olhar tudo o que o personagem sentia. 

O longa é uma orquestra de genialidade, emoção, inteligência e sonoridade

Neste novo capítulo, a genialidade da saga está ainda mais presente, trazendo jogos psicológicos e estratégias simplesmente espetaculares. Este longa é grandioso de todas as formas. Tudo acontece como uma orquestra, seja com música ou sem, com pássaros ou apenas o silêncio, é nítido que Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes se mostra como um dos maiores da saga, além de mostrar que os jogos não acontecem só na arena, e sim, no mundo real.

Confira abaixo o trailer de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, que estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 16 de Novembro de 2023.

Aproveita e me segue no Instagram.

Escrito por

Alison Henrique

Publicitário, Empresário, Dançarino, Cantor, Estudante de Filosofia e, claro, APAIXONADO por Cinema, Arte, Música e Livros. Crítico de Cinema aqui no {Des}Construindo o Verbo com muito sentimento, emoção e boas reflexões pra gente mergulhar nas obras do cinema contemporâneo. Seja Ficção, Drama, Romance, DC, Marvel, Ficção Científica, Bom, Ruim, Médio ou Péssimo. A gente sempre vai se encontrar por aqui pra discutir um pouco sobre tudo. Instagram: @alisonxhenrique.