Há boatos de que este ano é o ano do terror nos cinemas. Após assistir A Morte do Demônio: Ascensão, tive um gostinho do que será a força do terror nos Cinemas. Até porque teremos ainda estreias como: Sobrenatural 5, A Freira 2, O Exorcista (Reboot de 1973), Jogos Mortais 10 e outros. Mas no meio de tantas expectativas incertas de longas que marcaram época, o que devemos esperar ao certo de produções que levam diversas gerações para um reencontro no cinema? Esta é uma pergunta que surge ao assistir o longa O Chamado 4: Samara Ressurge. Simplesmente um filme que me pareceu bastante fraco e tosco, mas que traz um certo saudosismo aos clássicos de terror japonês que faziam sucesso com Millennial como este que vos apresenta. 

O Chamado 4: Samara Ressurge é o oitavo filme da franquia japonesa chamada “Ringu”, que conta também com a trilogia americana. Apesar do título, o longa não é uma continuação da produção americana, que conta com Samara como antagonista. A menina do poço chama-se Sadako, conforme o nome original da produção, chamada de Sadako DX. 

O longa traz o clássico vídeo amaldiçoado que, ao ser assistido, faz as pessoas morrerem repentinamente. Ayaka Ichijo é uma estudante extremamente inteligente com um QI de 200 que embarca em uma investigação pessoal para encontrar uma solução para a maldição, utilizando da ciência para entender o sobrenatural e para tentar salvar sua irmã mais nova que acaba assistindo o vídeo. 

Uma produção de baixíssimo orçamento 

Chega a ser muito cômico o nível de orçamento que a produção teve para o longa e, principalmente para os efeitos. As cenas transparecem isso de uma forma proposital diria, dando um certo ar de amadorismo e falta de recursos para oferecer uma melhor experiência. 

O Chamado 4: Samara Ressurge é uma comédia sobrenatural e bem tosca por sinal {Crítica}
Sadako DX. Paris Filmes. Divulgação.

No roteiro, temos um enredo digno de novela e com uma narrativa clássica de filmes de terror, trazendo uma maldição para perseguir as vítimas e criando um ambiente de urgência e ansiedade para resolver o caso. Certamente, esperamos um clímax aceitável e um desenrolar bastante previsível, mas o filme caminha em um ritmo confuso, estranho e desordenado, caindo em uma conclusão totalmente sem sentido. 

Uma protagonista de alto QI, um médium charlatão e um jovem vidente engraçadinho

Os personagens são as pérolas do filme. De fato foi o que me conquistou já que temos papéis marcantes, interessantes e com trejeitos únicos que prendem o espectador. 

Simplesmente fiquei encantado pelo jeitinho único da protagonista Ayaka (Fûka Koshiba), que te envolve na trama do longa e traduz muito bem a personalidade da personagem, com manias e características que, sem dúvidas, você vai pegar. 

O Chamado 4: Samara Ressurge é uma comédia sobrenatural e bem tosca por sinal {Crítica}
Sadako DX. Paris Filmes. Divulgação.

Fora o médium charlatão, que possui um ar de falcatrua e chega a ser um personagem bastante cômico e estranho na história; temos o Oji (Kazuma Kawamura), um jovem vidente apaixonante e que vai te conquistar com seu jeitinho único de conquistar o coração das garotas. Oji é um excelente alívio cômico para o longa, que contrasta muito bem com a personagem Ayaka e entrega momentos divertidos e descontraídos. 

O Chamado 4: Samara Ressurge é uma comédia sobrenatural e bem tosca por sinal {Crítica}
Sadako DX. Paris Filmes. Divulgação.

Um longa que tenta causar medo, mas não consegue

O longa lembra muito o clássico “Todo Mundo em Pânico”. Simplesmente assisti esperando me assustar e ficar tenso ou ansioso com a produção. Mas O Chamado 4: Samara Ressurge é muito leve e nada assustador ao contar a história, trazendo a entidade mais como algo cômico do que tenebroso ou assustador. Até nos “mini sustos” o filme é bastante tranquilo para lidar. 

O Chamado 4: Samara Ressurge é uma comédia sobrenatural e bem tosca por sinal {Crítica}
Sadako DX. Paris Filmes. Divulgação.

Uma nostalgia dos clássicos de terror japonês

O sentimento é bastante claro e creio que, quem assistia aos filmes de terror japoneses em meados de 2010, vai entender do que estou falando. A construção do filme, os personagens marcantes e com personalidade forte, o enredo de maldição, a produção com características únicas, os ângulos clássicos das câmeras, dentre outros itens. Este parece ser um saudosismo a esses clássicos que carregam um formato único do cinema japonês. 

Quem gosta de rir com terror, este é um prato cheio

O Chamado 4: Samara Ressurge é uma comédia sobrenatural e bem tosca por sinal {Crítica}
Sadako DX. Paris Filmes. Divulgação.

O fato é que O Chamado 4: Samara Ressurge é uma comédia sobrenatural para quem gosta de um bom terror para dar risada e se divertir. Simplesmente adoro essa proposta e sempre dei muita risada com filmes de terror toscos e absurdos de tão cômicos. Esta com certeza é a proposta final deste filme e vai deixar boas lembranças ao curtir este momentinho nos cinemas tão leve e descontraído.

Me siga no Instagram.

Confira abaixo o trailer oficial de O Chamado 4: Samara Ressurge (2023), que estreia nos cinemas nesta quinta, 20 de Abril de 2023. 

Escrito por

Alison Henrique

Publicitário, Empresário, Dançarino, Cantor, Estudante de Filosofia e, claro, APAIXONADO por Cinema, Arte, Música e Livros. Crítico de Cinema aqui no {Des}Construindo o Verbo com muito sentimento, emoção e boas reflexões pra gente mergulhar nas obras do cinema contemporâneo. Seja Ficção, Drama, Romance, DC, Marvel, Ficção Científica, Bom, Ruim, Médio ou Péssimo. A gente sempre vai se encontrar por aqui pra discutir um pouco sobre tudo. Instagram: @alisonxhenrique.