Representatividade negra no cinema nacional (ou a falta dela)

13,3%

De acordo com apesquisa Diversidade de gênero e raça feita pela ANCINE, essa é a porcentagem de pessoas negras que fizeram parte do elenco de filmes nacionais em 2016.

Estrela negra

75,4%

Estrela negra

Entre os diretores

59,9%

Entre os produtores

Enquanto isso homens brancos representam

Já as mulheres negras ficaram de fora de diversas categorias da pesquisa. Elas não aparecem como diretoras ou roteirista. Estando presente apenas na lista de produção-executiva,equivalendo apenas a:

1 e 3%

A pesquisa também revela que quando o diretor ou roterista é negro as chaces de haver mais um ator ou atriz negros no elenco aumenta em:

52,5%

É importante deixar claro, que sim, há profissionais negros no audiovisual brasileiro, o que não há é oportunidade no circuito comercial para esses profissionais e precisamos mudar isso urgentemente.

Mas pra você não sair desse post sem indicações, arrasta pro lado que trago três filmes com protagonismo negro para você assistir.

M8 - Quando a morte socorre a vida

Em sua 1ª aula de anatomia, Maurício é apresentado a M8, corpo que servirá para o estudo durante o semestre.. Mauricio enfrenta suas próprias angústias para desvendar a identidade desse rosto desconhecido.

7 Prisioneiros

Mateus aceita trabalhar em um ferro-velho em São Paulo para dar uma vida melhor à família. Porém, ele acaba entrando no perigoso mundo da escravidão contemporânea com diversos outros garotos, sendo forçado a decidir entre continuar nessa situação.

Correndo atrás

Ventania tenta de tudo para mudar de vida. Depois de diversos bicos para pagar as contas, e com a grana cada vez mais curta, tem a ideia de ser empresário de futebol. É aí que conhece Glanderson, um garoto pobre, que apesar das dificuldades, tem muito talento.

LEIA TAMBÉM

Seta pontilhada branca
Seta pontilhada branca
Instagram

Me siga em: