Se antes as histórias de terror abordavam apenas o medo do sobrenatural com fantasmas, vampiros, bruxas, lobisomens e afins. Foi H.P. Lovecraft o grande responsável por trazer um novo olhar pro gênero.
Nascido em 1890, Howard Phillips Lovecraft, trazia em suas obras o medo do desconhecido, onde a insignificância do ser humano perante a infinitude do universo é trazida à tona, o tal do Horror Cósmico.
Embora tenha morrido sem conhecer a fama, o autor deixou um enorme legado, influenciando toda a cultura pop. O problema é que o que Lovecraft tinha de genial, tinha de podre, ele era extremamente preconceituoso.
S.T. Joshi, escritor da biografia de Lovecraft, diz que o autor registrava o orgulho por não se misturar com “os inferiores” e em como ele era superior a aqueles que não compartilhavam de sua genética privilegiada.
Sempre que andávamos em meio à multidão e nos deparamos com pessoas das mais diferentes raças [etnias], uma característica comum de Nova York, ele ficava lívido de raiva e quase perdia a cabeça.
Sonia Greene, ex-esposa de Lovecraft
O negro é muito inferior. Não pode haver nenhuma dúvida sobre isso (...) Também é um fato que teremos um problema legítimo e muito grave se os negros passarem a ser vistos como iguais aos brancos.
Lovecraft em uma carta
Lovecraft viveu em um EUA onde as leis de segregação racial vigoravam, o que, é claro, contribuiu para essa crença de que ele, por ser um homem branco, era superior aqueles que eram diferentes.
Porém, nesta mesma época, os EUA passavam por mudanças, muitos imigrantes chegavam ao país e ele se viu disputando vagas com essas pessoas, tudo isso só fortaleceu ainda mais o seu ódio, o que foi projetado em suas obras.
O ódio de Lovecraft vinha do medo de que a mudança no status quo fizesse com que ele perdesse espaço para aqueles que não se encaixavam nesse padrão. É impossível ignorar o legado de Lovecraft, mas também a pessoa que ele era.
Atuamente, algumas obras vem ressignificado esse legado de Lovecraft. A série e livro Lovecraft Country, é um grande exemplo disso, onde temos um horror cósmico protagonizado por pessoas negras, em uma história de emponderamento racial.
Me siga em: