Pantera Negra

Se você ainda não escutou alguém falando “Wakanda Forever”, provavelmente vai escutar até o final do mês. O longa-metragem ‘Pantera Negra’ ficou conhecido mundialmente por sua ótima produção, porém, essas duas palavras, que vem do mundo fictício criado pela Marvel, marcaram a produção.

O filme, que é baseado no personagem das HQs, conta parte da história do príncipe T’Challa (Chadwick Boseman), do reino de Wakanda, que após perder seu pai, precisa voltar ao reino para participar do ritual que o tornará rei, mas sua soberania é desafiada por um adversário que tem outros propósitos para dominar o lugar.

No elenco, além de Boseman, temos Michael B. Jordan como o inimigo N’Jadaka, Lupita Nyong’o como Nakia (membro das forças especiais de Wakanda), Danai Gurira como Okoye (a líder do clã Dora Milaje), e Martin Freeman como Everett K. Ross (membro da CIA), além de muitos outros nomes incríveis que contribuem para abrilhantar a obra.

Para um mundo preconceituoso e racista, como o que vivemos, é uma surpresa essa super produção receber seis indicações ao Oscar 2019 e se tornar o primeiro de sua categoria (super-herói) a ser indicado como Melhor Filme. É claro que, por ser um longa que trata da vida de um herói negro e com poderes, ele foi muito criticado.

Muitas pessoas falaram que o único motivo de estar presente na premiação era por causa da questão do elenco predominantemente composto por pessoas negras (o que é lindo de ver), porém, ‘Pantera Negra’ vai muito além de um filme de herói e da cor de seu elenco. Ele mostra personagens com profundidade, uma direção generosa, um roteiro muito bem adaptado/construído, efeitos extremamente precisos, uma trilha sonora diversificada e uma direção de arte, figurino e maquiagem para ninguém botar defeito.

Então fica a pergunta: Quais são os motivos que levam uma produção a ser indicada pela Academia como Melhor Filme, se não são suas questões técnicas bem realizadas? Bem, ao meu ver, o filme tem todo o direito e razão de estar compondo a lista de indicações e acredito que aos que tem algo a reclamar, é melhor olhar para questões pessoais e os reais motivos que levam vocês a entenderem que esse filme é desmerecedor das conquistas alcançadas até o momento.

É incontestável que existe a possibilidade de apenas não gostar de características do filme e por isso considerá-lo não digno, mas isso não significa que essa seja a opinião geral.

 

Curiosidades

A designer de figurino enviou compradores para Ghana e África do Sul para encontrarem reais artefatos, tecidos e jóias para poder criar o visual do povo de Wakanda.

O filme arrecadou mais de 200 milhões de dólares apenas no final de semana de estreia nos Estados Unidos.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *