Depois de você

Se você leu o primeiro livro de “Como eu era antes de você” (link para resenha) sabe como ele termina de maneira avassaladora e deixando o leitor sem um norte. Pois é, em “Depois de Você“, Lou ainda não conseguiu superar a perda de Will e, agora também está perdida. Ela acaba indo morar em um flat em Londres, trabalhando como garçonete em um barzinho no aeroporto. Tudo estava relativamente bem, até Lou beber horrores e, em casa, acabar caindo do terraço do apartamento.

Para uma pessoa que viveu uma trágica perda de uma pessoa amada, esse acidente (que causou muitos estragos) faz com que Lou acabe voltando para a casa da sua família, já que eles acham que ela está se afundando na depressão. Mas esse acidente acaba trazendo alguém novo na vida dela, Sam, que foi o paramédico que a salvou e que, de alguma maneira, parece entender o que ela sente.

depois de você

Esse acidente faz com que Lou acabe percebendo que essa vida que ela está vivendo não é a vida que ela merece (muito menos a vida que o Will esperava dela, já que ela tinha um jeito totalmente peculiar de viver) e ela decide entrar em um grupo de terapia para lidar com perdas. Nesse grupo, as pessoas acabam dividindo suas histórias, todo lado positivo e negativo e, começam a abrir seus olhos para um relacionamento que pode ajudá-la a seguir em frente, finalmente. Acontece que, quando as coisas começam a finalmente se desenrolar, uma pessoa do passado do Will aparece na porta da sua casa e simplesmente tira o norte dela novamente.

Eu li essa continuação assim que saiu e, para minha tristeza, percebi que não tinha resenhado essa semana, quando estava prestes a resenhar o último. Bom, falando um pouco sobre a história desse segundo livro… Depois de Você é sobre recomeços, sobre como lidar com a perda e superá-la, porque não é tão simples como as vezes podemos pensar. Lou está perdida e precisa se reencontrar. Ela tentou seguir viajando todo o mundo, conhecendo novas pessoas e novas culturas, tentando esquecer a dor, mas a dor volta. Então ela decide voltar para Londres, tentar recomeçar sendo garçonete e fazendo terapia depois de perceber que essa depressão estava acabando com ela. Lidar com todas essas pressões – da família e enfim, da sociedade no geral – de querer sentir vontade de viver novamente e ainda sim, sentir a dor de não ter a pessoa amada do seu lado é uma coisa que desestabiliza até os mais fortes. Mesmo quando a gente espera que tudo pode dar certo, aparece alguém do passado do Will na porta dela trazendo consigo, mais e mais problemas que a Lou acaba se metendo também.

Depois de você

Esse ponto de empatia da Lou é uma das características que a Jojo manteve, porque desde o primeiro livro a gente sabe que a Lou sempre acaba colocando as vidas das outras pessoas em primeiro lugar (o seu namoro, o seu trabalho, a sua família…) e deixava a vida que ela sonhou em stand by. Nesse livro, ela continua nisso, mas também desenvolve seu crescimento pessoal. Ela percebe que ela precisa tomar as rédeas da sua vida, precisa parar de querer ajudar os outros a ponto de esquecer a própria vida por medo. Ela precisa entender a dor que ela sente, resolver seu passado para então seguir com a sua vida. Esse amadurecimento é o que faz “Depois de Você” tão especial. Novos personagens são introduzidos e, claro, apaixonantes, senti um quentinho no coração enquanto lia as novas histórias que esses novos personagens trazem.

Depois de você

Depois de Você consegue ser apaixonante e envolvente, um livro sobre superação, dor, recomeços. Ele é diferente do que vimos em Como eu era antes de você, mas encantador e realista. Jojo escreve e escreve muito bem, sabe colocar os sentimentos dos personagens na medida e, claro, deixou mensagens muito lindas sobre superação que eu com certeza vou levar pra sempre.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *