TURMA_DA_moNICA_LACOS (1)

Com certeza, assim como eu, a Turma da Mônica deve ter feito parte da sua infância, seja se você tinha acesso aos gibis ou não. Podemos falar que as histórias e todo o universo que se inicia no Bairro do Limoeiro e vai até os confins do espaço, passando pela Era Mesozoica são patrimônios culturais brasileiros e acredito que ninguém possa discordar disso.

No projeto Graphic MSP, iniciado em 2012, começamos a ter contato com novos olhares sobre esse universo. Aqui, diversos artistas brasileiros criam histórias utilizando o universo e os personagens concebidos por Mauricio de Souza, mas utilizando seus traços e sua própria forma de contar histórias, trazendo obras únicas, mas sem tirar a essência tão acolhedora que só a Mônica e seus amigos podem nos provocar.

Dito isso, chegamos a “Turma da Mônica: Laços”, segunda publicação do projeto, foi criada pelos irmãos Vitor e Lu Caffagi, e começamos a história com mais um dos planos infalíveis do Cebolinha dando errado, porém ao chegar em casa, o garoto descobre que seu cachorro, Floquinho, fugiu. Cebolinha fica desolado, não quer comer, brincar, até que sua turminha o convence de que ele deveria elaborar mais um de seus planos infalíveis, dessa vez com o objetivo de trazer Floquinho de volta pra casa e juntos, o quarteto do Bairro do Limoeiro sai em busca do tão amado cãozinho.

Leia também: Lua de Larvas – Sally Gardner {Resenha}

“Turma da Mônica: Laços” já consegue te prender no momento em que você o abre e dá de cara com os traços e a paleta de cores utilizada em suas ilustrações. Já nas primeiras páginas nos deparamos com um flashback mostrando o dia que Cebolinha ganhou o Floquinho e é a coisa mais bonita que lembro de ter visto em um quadrinho.

Victor e Lu Cafaggi conseguiram criar uma história simples, mas com uma profundidade tão grande, que é difícil não ficar tocado com a amizade e o companheirismo dessa turminha. A história tem uma pegada meio filmes de aventuras dos anos 80, daqueles que passavam na Sessão da Tarde, o que faz com que só aumente a sensação de nostalgia.

Um dos maiores méritos de “Laços” é a capacidade de conseguir ser uma história que consegue entreter pessoas de todas as idades. Os mais jovens se divertirão com o enredo como se fosse uma HQ qualquer, os mais velhos perceberam que se trata de uma história sobre companheirismo.
Há várias aparições de personagens clássicos das histórias da turminha como Seu Juca, Xaveco, Titi entre outros e pequenas brincadeiras que quem acompanhou as historinhas vai pegar.

“Turma da Mônica: Laços” é uma HQ primorosa, com um enredo tocante e um traço lindo, é daquele tipo de história que você vai querer guardar pra vida toda pra poder ler e reler diversas vezes e que mesmo assim nunca enjoar.

Post publicado originalmente em 2013

Escrito por

Erick Sant Ana

Redator, negro, TDAH, amante da cultura geek e de uma boa coquinha gelada. Adoro histórias, sejam elas contadas através de livros, filmes, séries, HQs ou até mesmo fofocas. Sempre vi nos livros não apenas uma válvula de escape, mas também uma forma de diversão. Com o tempo, essa paixão se expandiu para o universo dos filmes e das séries. Após anos sem ter com quem compartilhar essas paixões, decidi falar sobre elas na internet.