Como disse no ultimo post sobre séries, ano passado não foi um ano muito bom para leituras. Por conta da correria da faculdade/trabalho, acabei lendo pouquíssimos livros e esse ano eu queria tentar mudar isso, mas eu queria fazer isso aos poucos, então eu acabei decidindo fazer algo que eu não fazia a muito tempo: Ler HQ’s. E nada melhor que começar essa empreitada lendo uma historia desses personagens que fizeram parte da minha infância, assim como na infância de muita gente.



Pra quem não sabe Turma da Mônica: Laços faz parte da Graphic MSP, um projeto da Maurício de Souza Produções onde vários artistas brasileiros criam historias com os personagens do Maurício de Souza , mas utilizando traços diferentes do padrão das revistinhas.


Em Turma da Mônica: Laços, criada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, depois de mais uma plano infalível dar errado, Cebolinha descobre que seu cachorro, Floquinho fugiu. O garoto fica desolado, não quer comer, brincar, até que sua turminha o convence de que ele deveria elaborar mais um de seus planos infalíveis, mas dessa vez com o objetivo de trazer Floquinho de volta pra casa e junto o quarteto do Bairro do Limoeiro saem em busca do tão amado cãozinho.


Laços já consegue te prender no momento em que você o abre e dá de cara com os traços e a paleta de cores usadas. Já nas primeiras paginas nos deparamos com um flashback mostrando o dia que Cebolinha ganhou o Floquinho e é a coisa mais bonita que lembro de ter visto em um quadrinho.


Victor e Lu Cafaggi conseguiram criar uma historia simples, mas com uma profundidade tão grande, que é difícil não ficar tocado com a amizade e o companheirismo dessa turminha. Laços tem uma pegada meio filmes de aventuras dos anos 80, daqueles que passavam na Sessão da Tarde, o que faz com que só aumente a sensação de nostalgia.


Um dos maiores méritos de Laços é a capacidade de conseguir ser uma historia que consegue entreter pessoas de todas as idades. Os mais jovens se divertirão com o enredo como se fosse uma hq qualquer, os mais velhos perceberam que se trata de uma historia sobre companheirismo.


Há varias aparições de personagens clássicos das historias da turminha como Seu Juca, Xaveco, Titi entre outros e pequenas brincadeiras que quem acompanhou as historinhas vai pegar.
“Turma da Monica: Laços” é uma HQ primorosa, com um enredo tocante e um traço lindo é daquele tipo de historia que você vai querer guardar pra vida toda pra poder ler e reler diversas vezes e que mesmo assim nunca enjoara.





Titulo: Turma Da Mônica: Laços

Autor: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Nota do Skoob: 4,7
Editora: Panini
Paginas: 80
Ano: 2013
Facebook Comments

0 thoughts on “Turma da Mônica: Laços – Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi”

  1. Concordo em gênero, número e grau com tudo o que você colocou sobre esse livro nesse post! É um livro sobre companheirismo, é uma coisa linda, os irmãos Caffagi fizeram o milagre da literatura acontecer, sou fã dos dois, fidelizaram meu coração! É um dos meus HQs favoritos! Amoooo muitooo essa história, carrego ela no meu coração!

    #DoQueEuLeio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *