Trilogia O Teste – Joelle Charbonneau

Título Original: The Testing
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
Ano: 2014

O Teste (Livro 01): 


No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.

Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

(Skoob)




Título Original: Independent Study
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
Ano: 2014

Estudo Independente (Livro 02):

Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.

No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.

(Skoob)






Título Original: Graduation Day
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
Ano: 2014

A Formatura (Livro 03):


O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.

Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.

Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.

A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!

(Skoob)




CUIDADO!! CONTÉM SPOILERS


Gente, tô viva! E com mais uma distopia pra recomendar pra vocês!

Se você leu e gostou de Maze Runner, Divergente e Jogos Vorazes, leia O Teste. Porque, sério, a história é basicamente a junção dessas três coleções.

Começamos com Cia, no dia da sua formatura na colônia. Nessa história, é uma honra você ser escolhido para o Teste: basicamente, os destaques das escolas todo ano são selecionados para estudarem na universidade de Tosu City, a “capital” do mundo novo.

Obviamente, ela e mais 3 pessoas de sua colônia são selecionadas, depois de 10 anos sem que ninguém de Cinco Lagos o fosse. O pai de Cia fica preocupado e conta sobre sua experiência no Teste, que ele mesmo participou anos atrás. E ele não se lembra de nada apenas flashes sangrentos. E a deixa com um enigmático e preocupante “não confie em ninguém”.

No dia seguinte, eles são buscados em um tipo de helicóptero para começarem o Teste e, dentro do transporte, Cia já percebe câmeras vigiando todos os seus movimentos. Chegando no local, 110 alunos estão se preparando para começar o Teste – e desses, apenas 20 passarão para a Universidade.

Com o primeiro livro, temos uma vibe de Jogos Vorazes quando o Teste começa. São testes impiedosos, onde vários alunos morrem ou são “descartados”, ninguém sabe pra onde. Durante o Teste, um grupo rebelde clandestino começa a ajudar Cia – eles querem que ela passe para a Universidade para poder ajuda-los. No final, os alunos aprovados perdem a memória do Teste e são direcionados para as áreas de estudo da qual possuem maior aptidão, na mesma pegada de Divergente.

No segundo livro, Cia consegue recuperar a sua memória e tenta descobrir se a mensagem que ela mesma gravou durante o Teste é real, onde contava tudo que ocorreu durante o período do Teste – ao descobrir que sim, ela resolve fugir – quando Michal (um funcionário do governo que a ajudou durante o Teste) explica que sua família correria perigo caso ela fugisse. Cia resolve ficar e ajudar os rebeldes a acabar com o Teste de uma vez por todas.

Quando conhecemos a política por trás do Teste, não podemos deixar de lembrar de Maze Runner: é tudo por um bem maior, pela reconstrução do mundo pós-guerra, não importando quantas vidas serão sacrificadas no processo, contanto que seja possível garantir bons líderes para o futuro. No final, Cia consegue garantir o fim do Teste, com incríveis reviravoltas na história.

Não se enganem: por mais que O Teste seja realmente uma junção de 3 trilogias diferentes, ele não deixa nada a desejar. O livro é super bem escrito, não falta ação, suspense, traição, tá tudo certinho, o que garante uma história ótima para acompanhar.

Pra não dizer que tudo são flores, o núcleo de romance nesse livro eu achei bem bosta, pra falar o português claro. Não sei, pra mim, o começo do relacionamento de Cia com Tomas não convenceu, mas fora isso, se você se interessa por livros desse tema, não vai se arrepender!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *